
A partir de hoje, os resumos dos principais campeonatos nacionais da Europa. Começando com o Campeonato Inglês.
Campeão: Manchester United
Liga dos Campeões: Manchester United, Liverpool, Chelsea (fase de grupos); Arsenal (playoff)
Liga Europa: Everton, Aston Villa (playoff); Fulham (terceiro qualifying)
Rebaixados: Newcastle, Middlesbrough e West Bromwich
Artilheiro: Nicolas Anelka (Chelsea), 19 gols
Mais uma vez, deu Manchester United. Os Red Devils faturaram o tricampeonato da Premier League, e, na história do Campeonato Inglês, se igualou ao Liverpool como o maior campeão inglês, com 18 títulos conquistados. Já os Reds continuam o seu jejum de títulos, sem vencer desde 1990, e ficaram com o vice-campeonato. O Chelsea ficou em terceiro lugar, ficando assim com a última vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os Blues tiveram o artilheiro da competição, o francês Anelka, com 19 gols marcados. A disputa do título foi parelha entre essas três equipes até um pouco depois da segunda metade do campeonato, quando o Manchester conseguiu abrir vantagem sobre os adversários. Novamente prevaleceu o forte elenco estrelado por Cristiano Ronaldo e chefiado por Sir Alex Ferguson.
O Arsenal, após um começo mediano, se recuperou na reta final e ficou com o quarto lugar, se classificando para o playoff antes da fase de grupos da Liga dis Campeões. Para a Liga Europa (novo nome da Copa da UEFA, que também terá nova fórmula de disputa) se classificaram Everton, Aston Villa (que passou boa parte do campeonato na zona da Liga dis Campeões, mas caiu no final) e Fulham, que foi a maior surpresa da competição, terminando no sétimo lugar. Os dois primeiros vão para o playoff antes da fase de grupos da Liga Europa, e o último para o terceiro qualifying. O novo-milionário Manchester City, de Robinho, foi apenas o 10º colocado.
Dentre os rebaixados, destaque para o tradicional Newcastle, um dos clubes de maior torcida da Inglaterra. Foi uma temporada em que deu tudo errado para os Magpies, principalmente em relação às trocas de treinadores: Kevin Keegan pediu demissão em setembro, substituído por Joe Kinnear. Este deixou o cargo em fevereiro, para realizar uma cirurgia cardíaca, e um antigo ídolo do clube assumiu, Alan Shearer. Porém, ele não conseguiu evitar o descenso do clube, que acabou em 18º. Os outros dois rebaixados foram Middlesbrough (19º) e West Bromwich, campeão da segunda divisão em 2007-2008 (20º). Fato raro nos últimos anos da Premier League, duas equipes vindas da segunda divisão conseguiram se manter na primeira: O Stoke City, vice-campeão em 2007-2008, ficou numa segura 12ª colocação; já o Hull City, vindo dos playoffs de promoção, suou até a última rodada, mas terminou em 17º.
Para a próxima temporada, subiram Wolverhampton Wanderers (campeão da segunda divisão), Birmingham City (vice-campeão) e Burnley (playoffs), este último voltando à primeira divisão depois de 33 anos de ausência.
Amanhã, o Campeonato Espanhol. Até lá!
2 comentários:
Voltou à atividade. Gostei de ver! rs. Se liga, tô add teu blog no Aldeia Social tb. blz? é esse do link.
Abç,
Labanca.
Valeu pela força!!!
Acompanhe os resumos da temporada europeia!
Abraço!
Postar um comentário