Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2009

Balanço 2008-2009 - Parte 2 - La Liga


Campeão: Barcelona
Liga dos Campeões: Barcelona, Real Madrid, Sevilla (fase de grupos); Atlético de Madrid (playoff)
Liga Europa: Villarreal, Valencia (playoff); Athletic Bilbao (terceiro qualifying, via Copa do Rei)
Rebaixados: Betis, Numancia, Recreativo Huelva
Artilheiro: Diego Forlán (Atlético de Madri), 32 gols

Não teve para ninguém. O Barcelona venceu e convenceu. Melhor ataque, com 105 gols marcados, melhor defesa, com 35 gols sofridos, saldo positivo de 70 gols. Várias goleadas na competição. E a cereja no bolo, um 6 x 2 sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Fora que o Barça, pela primeira vez na história do futebol espanhol, fez a Tríplice Coroa: foi campeão espanhol, da Copa do Rey e da Liga dos Campeões. Uma temporada perfeita, e foi a primeira do técnico Josep Guardiola como treinador de um time principal (já havia comandado o time B do Barcelona). O Real Madrid foi o vice-campeão, e até chegou a diminuir a distância para o Barcelona em 4 pontos na reta final, mas veio a derrota humilhante para o rival diante da sua torcida, acabando com qualquer dúvida sobre quem ia faturar o caneco. O Sevilla não ameaçou o líder, mas fez uma campanha segura e garantiu o terceiro lugar e vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já a vaga no playoff da Liga ficou com o quarto colocado Atlético de Madrid, que teve o artilheiro do campeonato, o uruguaio Forlán, com incríveis 32 gols marcados. Os colchoneros garantiram a vaga na última rodada, brigando com o Villarreal, que ficou com o quinto lugar e vaga no playoff da Liga Europa. Além do Submarino Amarelo, foram para a LE o Valencia, sexto colocado (playoff), e o Athletic Bilbao, que, apesar do 13º lugar, se classificou para o terceiro qualifying como vice-campeão da Copa do Rei (o campeão, todos sabem, foi o Barcelona).

Dentre os rebaixados, mais uma vez um tradicional caiu para a segunda divisão: depois do Zaragoza na temporada 2007-2008, desta vez o Betis foi rebaixado, na última rodada, quando outras 4 equipes também estavam no desespero e se salvaram: Sporting Gijón, Osasuna, Valladolid e Getafe. O Betis terminou em 18º lugar. Já haviam sido rebaixados anteriormente Numancia, em 19º lugar, e o Recreativo Huelva, em 20º e último lugar.

Para a próxima temporada, nenhuma equipe garantiu ainda a subida para a primeira divisão. Mas Xerez (que pode ser estreante na primeira), Tenerife e o Zaragoza estão em boa situação. Inclusive o primeiro precisa apenas de um empate para garantir o acesso, e os outros também podem subir já na próxima rodada.

Amanhã, o Campeonato Italiano. Até!

Nenhum comentário: