
Campeão: Wolfsburg
Liga dos Campeões: Wolfsburg, Bayern Munique (fase de grupos); Stuttgart (playoff)
Liga Europa: Hertha Berlin (playoff); Werder Bremen (playoff, via Copa da Alemanha); Hamburgo (terceiro qualifying)
Rebaixados: Energie Cottbus (via playoff), Karlsruhe e Arminia Bielefeld
Artilheiro: Grafite (Wolfsburg), 28 gols
Novidade nesta temporada: o Wolfsburg é campeão alemão pela primeira vez na história. E com números de time grande mesmo. Teve o melhor ataque da competição com 80 gols marcados; o artilheiro, o brasileiro Grafite, com 28 gols marcados; o vice-artilheiro, o bósnio Edin Džeko, com 26 gols; e também teve o melhor "garçom" do campeonato, o também bósnio Zvjezdan Misimović, com 20 assistências. Realmente o Wolfsburg têm de saudar a sua dupla de ataque, que marcou 54 dos 80 gols da equipe na liga. Grafite e Džeko marcaram juntos mais gols que a maioria dos times da Bundesliga. Simplesmente um desempenho sensacional. E, com o título inédito, o Wolfsburg vai estrear na Liga dos Campeões, na fase de grupos. Quem também vai para esta fase é o Bayern de Munique, que ficou com o vice-campeonato. Alguns tropeços dos bávaros, especialmente em casa, foram determinantes para que a equipe não conseguisse defender o título. A outra equipe a ir para a LC, mas no playoff, é o Stuttgart, que, assim como em 2006-2007, quando foi campeão, foi chegando quietinho e acabou em terceiro lugar.
O Hertha Berlin terminou em quarto lugar e vai para o playoff da Liga Europa. Quem também vai para esta fase é o Werder Bremen, que, apesar de ter feito uma temporada não muito boa (10º lugar no campeonato e a derrota na final da Copa da UEFA para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia), se salvou no final com o título da Copa da Alemanha, se classificando para a LE, portanto. Para o terceiro qualifying da competição, se qualificou o Hamburgo, quinto colocado na Bundesliga.
Foram rebaixados diretamente o Karlsruhe, 17º colocado, e o Arminia Bielefeld, 18º. O Energie Cottbus, 16º, disputou um playoff com o terceiro colocado da segunda divisão valendo a promoção deste e o rebaixamento do outro. O primeiro perdeu e caiu; o outro subiu. Querem saber quem é este time?
Pois então. Diferentemente de Inglaterra, Espanha e Itália, onde tradicionais caíram, na Alemanha um tradicional subiu: é o Nuremberg, que retorna à primeira divisão logo depois de ter sido rebaixado. Este time é o segundo maior campeão nacional, com 9 conquistas, porém bem atrás do maior dos campeões, o Bayern Munique, que tem 21 títulos. As outras duas equipes que sobem para a primeira divisão em 2009-2010 são o Freiburg, campeão da segunda divisão, e o Mainz, vice-campeão.
Amanhã: Campeonato Francês
Nenhum comentário:
Postar um comentário