
Campeão: Bordeaux
Liga dos Campeões: Bordeaux, Olympique de Marselha (fase de grupos); Lyon (playoff)
Liga Europa: Toulouse (playoff); Guingamp (segunda divisão, playoff, via Copa da França); Lille (terceiro qualifying)
Rebaixados: Caen, Nantes e Le Havre
Artilheiro: André-Pierre Gignac (Toulouse), 24 gols
Finalmente! Depois de sete temporadas o Lyon tem o seu reinado interrompido. O time acabou sofrendo um desgaste natural, devido ao fato de não ir muito além das conquistas nacionais, sempre ficando longe das finais da Liga dos Campeões. O Lyon terminou a temporada na terceira posição, se classificando para o playoff da LC. Mas acho que seria melhor se o Lyon perdesse esse playoff e fosse para a Liga Europa, onde teria mais chances de vencer.
Mas vamos falar logo do grande campeão da temporada. O Bordeaux venceu com justiça, com um time muito bem montado pelo treinador Laurent Blanc, e com o brilho do jovem meia Yoann Gourcuff, que chegou por empréstimo do Milan e, com uma excelente temporada pelo Bordeaux, vai ficar em definitivo no clube francês. A disputa do título foi bastante acirrada, especialmente na reta final, com o Olympique de Marselha, que acabou com o vice-campeonato. Bordeaux e Marselha vão para a fase de grupos da LC.
O Toulouse ficou em quarto lugar e vai para o playoff da Liga Europa. A outra equipe que se classificou para esta fase foi uma enorme surpresa. Aliás, não é nenhum time da primeira divisão! O pequenino Guingamp, da segunda divisão, foi o campeão da Copa da França, derrotando o Rennes, da Ligue 1, na decisão. Com o título, o Guingamp vai disputar pela primeira vez uma competição europeia. Para o terceiro qualifying da LE se qualificou o Lille, quinto colocado.
Dentre os rebaixados, destaque para o tradicional Nantes (segundo maior campeão francês ao lado do Olympique, com 8 títulos), que, pela segunda vez nesta década, cai para a segunda divisão francesa. Os Canários terminaram na 19ª e penúltima posição. Os outros rebaixados foram o Caen, 18º colocado, e o Le Havre, 20º e último colocado.
Subiram para a Ligue 1 2009-2010 o Lens, campeão da segunda divisão, o Montpellier, vice-campeão, e o Boulogne, que vai disputar a primeira divisão pela primeira vez na história, terceiro colocado da segunda divisão.
Amanhã: Rússia, Romênia, Portugal e Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário