Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Balanço 2008-2009 - Parte 3 - Serie A


Campeão: Internazionale
Liga dos Campeões: Internazionale, Juventus e Milan (fase de grupos); Fiorentina (playoff)
Liga Europa: Genoa (playoff); Lazio (playoff, via Copa da Itália); Roma (terceiro qualifying)
Rebaixados: Torino, Reggina e Lecce
Artilheiro: Zlatan Ibrahimovic (Internazionale), 25 gols

É tetra!! A Inter mais uma vez faturou o Calcio, e mais uma vez sem muito esforço. Venceu 25 partidas e se aproveitou dos constantes tropeços de Juventus e Milan, que terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Essas três equipes se classificaram para a chave de grupos da Liga dos Campeões. A Inter terminou com 84 pontos, 10 a mais que os outros dois rivais. E, de quebra, teve o artilheiro do campeonato, o sueco Ibrahimovic, com 25 gols. Porém, a Inter pode passar por uma "síndrome de Lyon": sempre vence o compeonato nacional, mas cai cedo na Liga dos Campeões. Vamos ver se isso muda na próxima temporada. E José Mourinho mostra mais uma vez sua competência, sendo sempre campeão por onde passa. O que ele tem de arrogante tem de talento...

O quarto lugar (e a vaga no playoff da LC) ficou com a Fiorentina, numa disputa acirrada com o Genoa, que terminou com o quinto lugar e com a vaga no playoff da Liga Europa. Este último teve um dos vice-artilheiros do campeonato, o argentino Diego Milito, com 24 gols (falarei do outro vice-artilheiro logo). A outra equipe a se classificar para o playoff da LE foi a Lazio, não pelo desempenho no campeonato nacional (foi 10º), mas por ter conquistado a Copa da Itália. A Roma não foi tão bem como nas temporadas anteriores, mas pelo menos ficou com o sexto lugar e se classificou para o terceiro qualifying da LE.

Assim como na Inglaterra e na Espanha, um time tradicional caiu na Itália: o Torino, que após três temporadas na Serie A, volta para a série B (terminou em 18º), para tristeza da sua torcida, e justamente quando se completaram 60 da tragédia aérea de Superga, que vitimou o super-time do Torino da década de 40 (ainda farei um post sobre este triste fato da história do esporte). Outro tradicional, o Bologna, se salvou por um triz, ficando em 17º. Os bolonheses têm que agradecer de joelhos aos gols de Marco Di Vaio, o outro vice-artilheiro da Serie A (24 gols). Além do Torino, caíram Reggina (19º) e Lecce (20º e último colocado).

Já garantiram presença na Serie A 2009-2010 o Bari, campeão da Serie B, e o Parma, vice-campeão. A terceira vaga sairá em um playoff envolvendo os times que terminaram do terceiro ao sexto lugares: Livorno, Brescia, Empoli e Grosseto.

Amanhã: Campeonato Alemão

Nenhum comentário: