E vamos lá com mais quatro campeonatos nacionais:
Rússia
O Campeonato Russo é disputado por ano, e não por temporada como na maioria dos países europeus, pois o inverno de dezembro a março neste país é muito rigoroso, tornando inviável a prática de futebol. O torneio de 2009 já começou, mas vamos falar do ano passado, onde tivemos um campeão inédito. O Rubin Kazan conquistou seu primeiro título russo apenas cinco anos depois de disputar pela primeira vez a Premier League russa. Agora a equipe tem um grande desafio pela frente, que é a Liga dos Campeões, onde será estreante, e já está na fase de grupos. O CSKA Moscou, do brasileiro Vágner Love, ficou com o vice-campeonato, e também vai para a fase de grupos da LC. O Dynamo Moscou foi o terceiro colocado, indo para as preliminares da LC. Amkar Perm, Zenit St. Petersburg e Krylia Sovetov se classificaram para a Liga Europa, ficando, respectivamente, em 4º, 5º e 6º lugares. Shinnik Yaroslavl e Luch-Energiya foram rebaixados para a segunda divisão.
Romênia
Ainda falta uma rodada para o término do Campeonato Romeno, mas o título, vagas para as copas europeias e rebaixamento já estão definidos. E, assim como na Rússia, tivemos um campeão inédito na terra do Drácula: foi o surpreendente Unirea Urziceni, que por sinal é conhecido na Romênia como o "Chelsea de Ialomiţa", que faz referênicia à região onde fica o clube. O apelido foi dado pelo próprio treinador Dan Petrescu, pois o time joga com as mesmas cores do Chelsea e Petrescu foi jogador do clube inglês. A equipe, assim como o Rubin Kazan, vai estrear na LC, também na fase de grupos. O Dinamo Bucareste foi o vice-campeão, e vai para as preliminares da LC. Quatro equipes vão para a LE, do terceiro ao sexto colocados: Timişoara, CFR Cluj, Craiova e Steaua Bucareste. Foram rebaixados Gaz Metan, Farul, Otopeni e Gloria Buzău.
Portugal
E lá na terrinha, nada mudou. O Porto faturou o tetracampeonato nacional, e não teve grandes dificuldades para conseugir o título. E os Dragões venceram também a Taça de Portugal, ficando com a dobradinha portuguesa com certeza. O Porto se classificou para a fase de grupos da LC. O Sporting de Lisboa foi o vice-campeão português e vai para as preliminares da LC. O Benfica terminou na terceira colocação e vai disputar a LE. Também vão para esta competição o Nacional da Madeira, quarto colocado; o Braga, quinto; e o Paços de Ferreira, qie foi o 10º colocado, mas classificou como vice-campeão da Taça de Portugal. Caíram para a segunda divisão o tradicional Belenenses e o Trofense. Aliás, apenas duas equipes na história do campeonato conseguiram furar o bloqueio dos três grandes e conseguir ser campeãs nacionais, o Belenenses e o Boavista. Enquanto que os primeiros caíram para a segunda divisão, o Boavista, que tinha sido rebaixado na última temporada por envolvimento no escândalo do Apito Dourado (manipulação de resultados), vive o seu pior momento da história, já que a equipe caiu para a terceira divisão portuguesa. Que essas equipes consigam dar a volta por cima, ó pá!!
Holanda
Após quatro títulos seguidos do PSV Eindhoven, o trono holandês mudou de dono. O AZ Alkmaar venceu o Campeonato Holandês pela segunda vez na história, com um belo trabalho do técnico Louis Van Gaal, que deixa o time para assumir o Bayern Munique; Ronald Koeman o substituirá no comando da equipe. O AZ se classificou para a chave de grupos da LC. O Twente, comandado pelo ex-treinador da seleçao inglesa Steve McLaren, foi o vice-campeão e vai para as preliminares da LC. AZ e Twente deixaram para trás os dois maiores times da Holanda. O Ajax terminou em terceiro lugar e o PSV desta vez foi apenas o quarto colocado. Ambas as equipes vão disputar a LE. Também se classificaram para esta competição o Heerenveen, campeão da Copa da Holanda, e o NAC Breda, que garantiu sua vaga em um playoff de qualificação. Caíram para a segunda divisão De Graafschap e Volendam.
Amanhã: Escócia, Turquia, Ucrânia e Bélgica
Nenhum comentário:
Postar um comentário