Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Balanço 2008-2009 - Parte 7 - Escócia, Turquia, Ucrânia e Bélgica

Tava prometido para ontem, mas ficou pra hoje mesmo. Resumos do Escocês, Turco, Ucraniano e Belga.

Escócia

Como sempre, a briga pelo título ficou entre os dois grandes, Celtic e Rangers. O Celtic defendia o título, mas desta vez o Rangers foi o campeão escocês, garantiu presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, e de quebra fez a dobradinha nacional vencendo a Copa da Escócia. Já o Celtic vai para as preliminares da LC. Para a Liga Europa se classificaram Heart of Midlothian (3º colocado), Aberdeen (4º colocado), Motherwell (ficou em 7º, mas se qualificou pelo prêmio Fair Play da UEFA) e Falkirk (foi 10º. mas se qualificou como vice-campeão da Copa da Escócia). O único rebaixado foi o Inverness.

Turquia

No Campeonato Turco, o Beşiktaş foi o campeão da temporada 2008-2009. A tradicional equipe alvinegra de Istambul não vencia desde 2003. Com o título, o Beşiktaş se classificou para a fase de grupos da LC. De quebra, também fizeram a dobradinha com a conquista da Copa da Turquia, derrotando o Fenerbahçe na final . O vice-campeão foi o surpreendente Sivasspor, que chegou a liderar o campeonato por um bom tempo, mas acabou ficando em segundo no final. Esta equipe vai para as preliminares da LC. O Trabzonspor terminou em terceiro, e vai para a LE. Os dois maiores campeões turcos ficeram longe da briga pelo título. Fenerbahçe e Galatasaray terminaram, respectivamente, em quarto e quinto lugares, e só vão mesmo para a LE junto com o Trabzonspor. Foram rebaixados para a segunda divisão Konyaspor, Kocaelispor e Hacettepe.

Ucrânia

Mais uma vez, a briga pelo título ucraniano ficou entre Dínamo Kiev e Shakhtar Donetsk, e o primeiro levou a melhor, trazendo de volta o caneco que estava em Donetsk. O Dínamo se classificou para a fase de grupos da LC. Já o Shakhtar ficou com o vice-campeonato e vaga nas preliminares da LC, mas com certeza os seus torcedores estão satisfeitíssimos com a temporada, pois a equipe foi a campeã da Copa da UEFA (inclusive vencendo o Dínamo na semifinal). Se classificaram para a LE o Metalist Kharkiv, terceiro colocado pelo terceiro ano seguido; o Metalurh Donetsk, quarto colocado; e o Vorskla Poltava, quinto colocado e campeão da Copa da Ucrânia, derrotando na final justamente o Shakhtar Donetsk. Caíram para a segunda divisão o Lviv e o Kharkiv.

Bélgica

O título do Campeonato Belga foi decidido em uma final, algo raro no futebol europeu. Standard Liège e Anderlecht terminaram empatados nos dois únicos critérios de desempate: pontos ganhos (77) e número de vitórias (24). A decisão foi em duas partidas. A primeira, na casa do Anderlecht, em Bruxelas, empate em 1 x 1. Na volta em Liège, o Standard fez a alegria dos torcedores ao vencer por 1 x 0 e faturar o bicampeonato belga (vale lembrar que, antes desse bicampeonato, o time de Liège ficou 25 anos sem vencer). O Standard se classificou para a fase de grupos da LC. Já o vice-campeão Anderlecht ficou com a vaga nas preliminares da LC. Para a LE se classificaram o Club Brugge, terceiro colocado; o Gent, quarto colocado; e o Genk, que terminou em 8º lugar, mas se qualificou por ter conquistado a Copa da Bélgica. Foram rebaixados para a segunda divisão Dender, Tubize e Mons.

Amanhã: Lista completa dos campeões nacionais e das copas nacionais da Europa

Nenhum comentário: