Salve! Acordei cedinho para acompanhar o sorteio dos grupos da temporada de estreia da Liga Europa, que substitui a Copa da UEFA. A fase de grupos mudou de formato. Antes, eram 8 grupos de 5 times que se enfrentavam em turno único. Agora, são 12 grupos de 4 equipes, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para o mata-mata. A essas 24 equipes classificadas se juntam os 8 times que terminarem em terceiro nos grupos da Liga dos Campeões. A partir daí, segue como antes: até as semifinais, mata-mata em jogos de ida e volta, e a final em jogo único, no dia 12 de maio de 2010, em Hamburgo. Vamos então ver como ficaram os 12 grupos da UEL (esta sigla será utilizada de agora em diante para se referir à UEFA Europa League:
Grupo A: Ajax (HOL), Anderlecht (BEL), Dinamo Zagreb (CRO) e Timisoara (ROM)
Nesta primeira chave, o Ajax, 4 vezes campeão europeu, aparece como favorito ao primeiro posto. A equipe conta com jovens jogadores de qualidade, como o meia holandês-marroquino Ismaïl Aissati e o atacante uruguaio Luis Suárez. Também temos no grupo duas equipes que foram eliminadas do playoff da UEFA Champions League, o Anderlecht e o Timisoara. Os romenos perderam para o Stuttgart por 2 x 0 na soma dos jogos, já os belgas tomaram de 8 x 2 do Lyon no agregado, sendo parte deste um 5 x 1 na França. Por isso, o Timisoara parece um pouco mais forte que o Anderlecht na briga pela segunda vaga. Já o Dinamo Zagreb, que foi parar na UEL após perder no terceiro qualifying da UCL (UEFA Champions League), vai ter muita dificuldade contra as outras equipes, e deve ficar em último no grupo.
Palpite: 1º Ajax; 2º Timisoara; 3º Anderlecht; 4º Dinamo Zagreb
Grupo B: Valencia (ESP), Lille (FRA), Slavia Praga (TCH) e Genoa (ITA)
Este é um dos grupos mais equilibrados da UEL. Valencia e Genoa devem brigar pela ponta da chave. Os ches perderam Raul Albiol para o Real Madrid, mas mantiveram a dupla David Silva e David Villa. Já o Genoa perdeu Thiago Motta e Diego Milito para a Inter, mas em compensação formou uma nova dupla de ataque formada pelos argentinos Rodrigo Palacio e Hernán Crespo. O francês Lille corre por fora, contando com o seu capitão Rio Mavuba e com a dupla de ataque formada pelo brasileiro Túlio de Melo e pelo marfinense Gervinho, que chegou recentemente ao clube. Fechando o grupo, o Slavia Praga, da República Tcheca, que, em sua última participação na UCL, em 2007-2008, tomou um 7 x 0 do Arsenal em Londres. Como o elenco não melhorou muito depois disso, o Slavia é candidato à lanterna da chave.
Palpite: 1º Genoa; 2º Valencia; 3º Lille; 4º Slavia Praga
Grupo C: Hamburgo (ALE), Celtic (ESC), Hapoel Tel-Aviv (ISR), Rapid Wien (AUS)
Este é um dos grupos da UEL que eu vou chamar de grupo Elis Regina: Dois Pra Lá, Dois Pra Cá. O Hamburgo e o Celtic são os grandes favoritos para as duas vagas no mata-mata da competição, e o Hapoel Tel-Aviv e o Rapid Wien devem ficar de fora. O Hamburgo conta com o experiente brasileiro Zé Roberto, vindo do Bayern de Munique, e com a ótima fase do atacante croata Mladen Petric. Já o Celtic chegou aqui após ser eliminado pelo Arsenal no playoff da UCL, e tem um elenco com experiência em Liga dos Campeões. Agora na UEL, tem tudo para seguir em frente. Quanto aos outros dois times, atenção apenas para o Rapid Wien, que vem com moral alto após eliminar o Aston Villa, da Inglaterra. Já o Hapoel Tel-Aviv não deve fazer muita coisa na competição e a lanterna é o mais provável para os israelitas.
Palpite: 1º Hamburgo; 2º Celtic; 3º Rapid Wien; 4º Hapoel Tel-Aviv
Grupo D: Sporting (POR), Heerenveen (HOL), Hertha Berlin (ALE), Ventspils (LET)
É um grupo relativamente equilibrado. Sporting, Heerenveen e Hertha devem brigar pelas duas vagas para a próxima fase. Os portugueses contam em seu elenco com os meias João Moutinho e Matías Fernández, e o artilheiro Liédson, agora representando a seleção de Portugal. Já a equipe holandesa, que ficou conhecida no Brasil por causa do tal de Affonso Alves, tem participado constantemente nesta competição (Copa da UEFA, lembremos), e vai ser um adversário difícil de se derrotar. E os alemães têm um bom elenco que terminou em quarto na última Bundesliga, contando com os brasileiros Kaká (não é aquele...), Raffael e Cícero, ex-Figueirense e Fluminense. Completando o grupo, o Ventspils, da Letônia. A equipe veio para a UEL após ser eliminado no playoff da UCL pelo Zürich, da Suíça, porém, mesmo na UEL, não deve causar maiores problemas para as outras equipes.
Palpite: 1º Sporting; 2º Hertha Berlin; 3º Heerenveen; 4º Ventspils
Grupo E: Roma (ITA), Basel (SUI), Fulham (ING), CSKA Sofia (BUL)
A Roma até que deu sorte no sorteio dos grupos da UEL. Apesar da presença do inglês Fulham, os italianos são favoritos ao primeiro lugar da chave. Os romanos perderam o meia Aquilani para o Liverpool, mas mantiveram os outros jogadores de qualidade do time, como os brasileiros Juan e Júlio Baptista, da seleção brasileira, e o eterno capitão Francesco Totti. Já os londrinos do Fulham mantiveram a base do elenco que conseguiu o surpreendente sétimo lugar na última Premier League. Destacam-se o goleiro australiano Schwarzer, o meia irlandês Duff e o atacante Andy Johnson. Resta saber como o elenco vai se comportar tendo que se dividir entre as competições nacionais e a UEL. Completando a chave, o Basel e o CSKA Sofia. A equipe suíça leva ligeira vantagem sobre os búlgaros, até porque o Basel participou da UCL na temporada passada. Já o CSKA Sofia deve ficar mesmo na lanterna do grupo.
Palpite: 1º Roma; 2º Fulham; 3º Basel; 4º CSKA Sofia
Grupo F: Panathinaikos (GRE), Galatasaray (TUR), Dinamo Bucareste (ROM), Sturm Graz (AUS)
Mais um grupo Elis Regina. Panathinaikos e Galatasaray são os favoritos para se classificar para o mata-mata da UEL. Os gregos caíram no playoff da UCL para o Atlético de Madrid, mas têm um bom elenco, que conta com a experiência de jogadores como Gilberto Silva e Djibril Cisse (que precisa acalmar os nervos...). Já os turcos não apenas se reforçaram dentro de campo, com a chegada do brasileiro Elano, ex-Santos, Shakhtar Donetsk e Manchester City, mas também no banco, com a contratação do ex-treinador do Barcelona Frank Rijkaard. Mas, assim como na grupo C, aqui também há uma equipe a se prestar atenção. O Dinamo Bucareste pode até não se classificar para a próxima fase, mas já tem história pra contar. No playoff da UEL, os romenos enfrentaram os tchecos do Slovan Liberec. No primeiro jogo, em casa, a equipe perdia por 2 x 0 quando os torcedores romenos invadiram o gramado. O Dinamo acabou sendo declarado derrotado por 3 x 0. Mas, fora de casa, devolveu o placar e venceu nos pênaltis por 9 a 8. Uma classificação heroica, que deve aumentar muito o moral do time. Completando o grupo, o Sturm Graz, da Áustria, que não deve conseguir muita coisa na UEL e devem ficar em último na chave.
Palpite: 1º Galatasaray; 2º Panathinaikos; 3º Dinamo Bucareste; 4º Sturm Graz
Grupo G: Villarreal (ESP), Lazio (ITA), Levski Sofia (BUL) e Red Bull Salzburg (AUS)
Esse sim é um verdadeiro grupo Elis Regina! Villarreal e Lazio têm o caminho aberto para a segunda fase da UEL. O Submarino Amarelo perdeu o seu ótimo treinador Manuel Pellegrini para o Real Madrid e alguns jogadores como o meia chileno Mati Fernández e o atacante turco Nihat, mas trouxe o técnico Ernesto Valverde, com passagem vitoriosa pelo Olympiakos, e bons reforços para o time. Destaque para a já tradicional política de contratar sulamericanos, como o jovem meia equatoriano Jefferson Montero, de apenas 19 anos, e o atacante da seleção brasileira Nilmar, vindo do Internacional. Já a Lazio, que se classificou para a UEL com o título da Coppa Italia, mantém a base do experiente elenco, com destaque para a eterna dupla de ataque formada por Rocchi e Pandev. Completando a chave, o Levski Sofia e o Red Bull Salzburg. Considerando que os búlgaros foram eliminados do playoff da UCL pelo Debrecen, da Hungria, e os energéticos austríacos caíram para os israelenses do Maccabi Haifa, parece que não serão páreos para Villarreal e Lazio.
Palpite: 1º Villarreal; 2º Lazio; 3º Levski Sofia; 4º Red Bull Salzburg
Grupo H: Steaua Bucareste (ROM), Fenerbahçe (TUR), Twente (HOL) e Sheriff (MOL)
Este também é um grupo bastante equilibrado. Steaua, Fenerbahçe e Twente brigam pelas duas vagas para a próxima fase. Os romenos, campeões europeus em 1985-86, contam com a força do grupo e com o treinador italiano Cristiano Bergodi para conseguir avançar na UEL. Já os turcos se reforçaram muito bem, como sempre com brasileiros, o lateral-esquerdo André Santos e o meia Cristian, ambos ex-Corinthians. E os holandeses, vice-campeões nacionais, contam com o ótimo trabalho do ex-treinador da seleção inglesa Steve McLaren para se classificar para a próxima fase. Completando o grupo, o pequeno Sheriff, da Moldávia, que foi eliminado do playoff da UCL pelo Olympiakos. Chegar até aqui já está de ótimo tamanho para os xerifes; o que vier além disso é lucro.
Palpite: 1º Fenerbahçe; 2º Twente; 3º Steaua Bucareste; 4º Sheriff
Grupo I: Benfica (POR), Everton (ING), AEK (GRE) e BATE Borisov (BIE)
Este grupo só não é Elis porque o Everton entrou numa fase de incógnitas. Portanto, o Benfica é favorito para o primeiro posto da chave. Os Encarnados se reforçaram muito bem com a chegada do volante brasileiro Ramires e do atacante argentino Javier Saviola. Somando os reforços com a experiência de jogadores como o goleiro Quim e o meia argentino Pablo Aimar, o Benfica não deve ter maiores problemas. Já o Everton... a equipe até tem um bom elenco, mas o péssimo início na Premier League, com goleada de 6 x 1 sofrida para o Arsenal, em Liverpool, complicou os planos do time, que ainda por cima perdeu o zagueiro Joleon Lescott para o Manchester City. Mas ainda assim os Toffees devem seguir em frente na UCL. AEK e BATE Borisov, ambos com partipaçõs recentes na UCL, tentarão se aproveitar da má fase do Everton e correm por fora.
Palpite: 1º Benfica; 2º Everton; 3º AEK; 4º BATE Borisov
Grupo J: Shakhtar Donetsk (UCR), Club Brugge (BEL), Partizan (SER) e Toulouse (FRA)
Quis o destino que o atual campeão viesse defender o título. O Shakhtar Donetsk havia se classificado para a UCL, mas foi eliminado no terceiro qualifying para o romeno Timisoara e veio parar na UEL. E deu sorte no sorteio dos grupos. Os adversários, se não são tão frágeis, também não assustam muito. Os ucranianos contam com vários brasileiros no elenco, como o ala-direita Ilsinho e o meia Jádson, que marcou o gol do título da Copa da UEFA na temporada passada e que esteve presente no sorteio de hoje. Dos outros times, o Toulouse é o que parece com mais força para encarar o Shakhtar. A equipe conta com o artilheiro da última Ligue 1, o atacante francês André-Pierre Gignac. Já Club Brugge e Partizan devem cair fora nesta fase, apesar da equipe sérvia ter conseguido, enquanto estava no qualifying da UCL, ter aplicado a maior goleada da história da competição no atual formato: 8 x 0 sobre o glorioso Rhyl, do País de Gales.
Palpites: 1º Shakhtar Donetsk; 2º Toulouse; 3º Partizan; 4º Club Brugge
Grupo K: PSV (HOL), Copenhague (DIN), Sparta Praga (TCH) e CFR Cluj (ROM)
O PSV pode não ser o mesmo de antigamente, mas a sorte sorriu para os holandeses no sorteio. Nenhum dos adversários assusta, portanto o elenco reformulado do PSV deve encarar bem os seus oponentes. Copenhague, CFR Cluj e Sparta Praga têm participações recentes na UCL, especialmente o último, que disputou a competição de 1997-1998 a 2005-2006. Essas três equipes deverão disputar em condições de igualdade a segunda vaga para a próxima fase da UCL.
Palpite: 1º PSV; 2º Copenhagen; 3º CFR Cluj; 4º Sparta Praga
Grupo L: Werder Bremen (ALE), Austria Wien (AUS), Athletic Bilbao (ESP) e Nacional (POR)
Para fechar a análise dos grupos da UEL, o grupo L, onde os papéis de cada time parecem definidos. Se o campeão Shakhtar está na disputa, o vice-campeão Werder Bremen também está. Os alemães se classificaram para a UEL como campeões da Copa da Alemanha, mas perderam o seu principal jogador, o meia brasileiro Diego, para a Juventus. Apesar disso, o Werder tem um bom elenco e deve ficar em primeiro no grupo, contando com jogadores como o zagueiro brasileiro Naldo e o atacante peruano Claudio Pizarro. O segundo lugar deve ficar com o Athletic Bilbao. A equipe basca se classificou para a UEL como vice-campeã da Copa do Rey, já que o campeão Barcelona está na UCL. O elenco segue a política nacionalista do clube de ter apenas jogadores de origem basca. Destaque para a dupla de ataque formada por Fernando Llorente e pelo experiente Joseba Etxeberria. O Nacional da Madeira deve ficar em terceiro e deve também causar problemas aos seus adversários, já que a equipe surpreendeu no playoff e eliminou o Zenit, da Rússia, campeão da Copa da UEFA em 2007-2008. Portanto, os portugueses vêm com moral para aa competição. E, fechando o grupo, o Austria Wien, que deve mesmo ficar na última colocação da chave.
Palpite: 1º Werder Bremen; 2º Athletic Bilbao; 3º Nacional; 4º Austria Wien
A primeira rodada da UEFA Europa League acontece no dia 17 de setembro. Então, ficamos por aqui, e logo mais comentamos a decisão da Supercopa Europeia entre Barcelona e Shakhtar Donetsk. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário