Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEFA Champions League 2009-2010 - Análise dos Grupos

De volta!! Prometi que o blog não pararia, mas acabou parando por forças maiores. Mas cá estamos novamente, agora sem maiores interrupções, com o abrir das cortinas para a Liga dos Campeões 2009-2010. Vamos aqui analisar os grupos da competição, que foram sorteados hoje. Já avisando que, após pensar aqui com os meus botões, vamos focar apenas no futebol internacional, com destaque para a Europa. Até poderia já ter voltado com o início dos campeonatos nacionais, mas farei a análise das competições apenas depois do fim da janela de transferências na próxima semana. Sem mais delongas, vamos aos grupos, apontando o favorito ao primeiro lugar, ao segundo, ao terceiro (que vale vaga no mata-mata da Liga Europa) e o saco de pancadas de cada um:

Grupo A: Bayern de Munique (ALE), Juventus (ITA), Bordeaux (FRA) e Maccabi Haifa (ISR)

É um grupo relativamente equilibrado, com exceção do Maccabi Haifa. Mas a Juventus leva uma ligeira vantagem sobre Bayern e Bordeaux, com um elenco bem reforçado, com destaque para os brasileiros Felipe Melo e Diego. Somando os reforços com a experiência de jogadores como Buffon e Del Piero, a Velha Senhora deve focar com o primeiro lugar. Alemães e franceses disputam a outra vaga para a próxima fase da UCL. O Bayern manteve a base do elenco da temporada passada, e trouxe reforços como o atacante Mario Gomez. Porém, o mau início da equipe no Campeonato Alemão, onde ainda não venceu após três rodadas, pode prejudicar o desempenho na Liga. Já o Bordeaux começou muito bem a luta pelo bicampeonato na França, vencendo seus três jogos. Os girondinos mantiveram a base do elenco campeão francês na última temporada, onde quebrou a hegemonia do Lyon. Destaque para o meia Yoann Gourcuff, que fica em definitivo na equipe após o empréstimo pelo Milan. Já o campeão israelense Maccabi Haifa, que participou pela primeira vez da chave de grupos da UCL em 2002-2003, não deve fazer frente às demais equipes do grupo e deve ficar em último na chave.

Palpite: 1º Juventus; 2º Bordeaux; 3º Bayern de Munique; 4º Maccabi Haifa

Grupo B: Manchester United (ING), CSKA Moscou (RUS), Besiktas (TUR) e Wolfsburg (ALE)

Neste grupo, o Manchester United aparece como o principal favorito ao primeiro posto. Apesar de ter perdido o seu principal jogador, o português Cristiano Ronaldo, e da saída de Carlos Tevez para o Manchester City, os Red Devils ainda têm um elenco muito forte, reforçado, entre outros, pelo meia equatoriano Antonio Valencia e pelo atacante Michael Owen, que espera não sofrer novas contusões. Mas a responsabilidade ficará com Wayne Rooney, que assume o posto de principal estrela do time. Para a segunda vaga, a briga deve ficar entre CSKA Moscou e Wolfsburg. Mas os campeões alemães levam uma certa vantagem sobre os russos, pois, além de manter seus principais jogadores, os atacantes Grafite e Dzeko, ainda trouxe reforços, como o nigeriano Obafemi Martins. Já o CSKA de Zico não vai muito bem no Campeonato Russo, em terceiro lugar e sete pontos atrás do líder Rubin Kazan, e ainda corre o risco de perder um dos seus principais jogadores, o atacante brasileiro Vágner Love. Completando a chave, vem o campeão turco Besiktas, que, apesar de não ser uma equipe fraca, deve ficar atrás dos seus concorrentes. O time trouxe alguns reforços, com destaque para o brasileiro Rodrigo Tabata, ex-Santos e Goiás.

Palpite: 1º Manchester United; 2º Wolfsburg; 3º CSKA Moscou; 4º Besiktas

Grupo C: Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Olympique de Marselha (FRA) e Zürich (SUI)

Quis o destino que Kaká enfrentasse o seu ex-clube mais cedo do que se esperava. Milan e Real Madrid caíram no mesmo grupo, e devem ficar com as duas vagas nas oitavas-de-final. O Real é o favorito ao primeiro posto, e com Florentino Pérez novamente na presidência, os merengues entraram em uma nova era galáctica. Além de Kaká, chegaram Cristiano Ronaldo, a promessa francesa Karim Benzema e os espanhóis Xabi Alonso e Raul Albiol, e para comandar o time, o chileno Manuel Pellegrini, que fez um excelente trabalho com o Villarreal. Com um time cheio de estrelas, o Real Madrid é o favorito para o primeiro lugar do grupo. Já o Milan passa por uma fase de transição, com o estreante treinador Leonardo no lugar de Carlo Ancellotti, e com o brasileiro Thiago Silva com a responsabilidade de substituir a lenda Paolo Maldini na zaga. Os rossoneri contam também com a recuperação do bom futebol de Ronaldinho Gaúcho e com o crescimento de Alexandre Pato. O vice-campeão francês Olympique de Marselha deve ficar em terceiro lugar no grupo. A equipe se reforçou com o zagueiro argentino Gabriel Heinze, vindo do Real Madrid, e o experiente atacante espanhol Fernando Morientes. Já o estreante em fase de grupos da UCL Zürich não deve resistir aos seus oponentes e a lanterna do grupo é o mais provável.

Palpite: 1º Real Madrid; 2º Milan; 3º Olympique de Marselha; 4º Zürich

Grupo D: Chelsea (ING), Porto (POR), Atlético de Madrid (ESP) e APOEL (CHP)

Mais um grupo em que há um favorito para o primeiro lugar, duas equipes brigando pelo segundo lugar e um grande candidato à lanterna. O Chelsea está no primeiro caso. A equipe do russo Roman Abramovich manteve a base do seu forte elenco e se reforçou, dentre outros, com o russo Yuri Zhirkov, que atua tanto como lateral esquerdo como meia ofensivo pela esquerda. Portanto, os Blues devem confirmar o favoritismo e ficar em primeiro. Porto e Atlético de Madrid disputam a outra vaga, mas os espanhóis levam vantagem sobre os portugueses. Os colchoneros mantiveram a base da temporada passada, com destaque para a linha ofensiva, formada por Simão Sabrosa, Maxi Rodríguez e a poderosa dupla de ataque Kun Agüero e Diego Forlán, e trouxeram o jovem goleiro Sergio Asenjo, considerado uma das grandes promessas do futebol espanhol. Já o Porto perdeu jogadores importantes como os argentinos Lisandro López e Lucho Gonzalez, mas é sempre um adversário difícil de se vencer. Os Dragões contam com os brasileiros Helton no gol e Hulk no ataque para conseguir se classificar para as oitavas. Completando a chave, o APOEL, que coloca o Chipre pelo segundo ano seguido na fase de grupos da UCL (O Anorthosis disputou em 2008-2009). Mas a equipe cipriota não deve ser parada difícil para os outros times do grupo.

Palpite: 1º Chelsea; 2º Atlético de Madrid; 3º Porto; 4º APOEL

Grupo E: Liverpool (ING), Lyon (FRA), Fiorentina (ITA) e Debrecen (HUN)

Aqui, caso parecido com o grupo D. O Liverpool é o grande favorito ao primeiro lugar do grupo. Os Reds perderam Xabi Alonso para o Real Madrid, mas contrataram para o seu lugar o italiano Alberto Aquilani, vindo da Roma. De resto, é a mesma equipe da última temporada, sendo assim a equipe de Rafa Benítez deve ficar no topo da chave. Lyon e Fiorentina disputam o segundo posto. Os franceses perderam Karim Benzema também para o Real Madrid, mas conseguiram ótimos reforços, como o meia brasileiro Michel Bastos, ex-Figueirense e que estava no Lille, e o atacante argentino Lisandro López, vindo do Porto. Já a Viola perdeu o meia Felipe Melo para a Juventus, mas ainda conta com um bom time, destacando-se o goleiro francês Sébastien Frey e a dupla de ataque formada pelo romeno Adrian Mutu e pelo italiano Alberto Gilardino. Completando a chave, o estreante em fase de grupos da UCL Debrecen, que coloca a Hungria novamente nesta fase após 14 anos (o Ferencváros jogou em 1995-96). Mas o sorteio dos grupos não foi nada amigável para os húngaros, que devem ser o saco de pancada dos outros times.

Palpites: 1º Liverpool; 2º Lyon; 3º Fiorentina; 4º Debrecen

Grupo F: Barcelona (ESP), Internazionale (ITA), Dinamo Kiev (UCR) e Rubin Kazan (RUS)

Assim como no grupo C, este grupo reserva alguns reencontros. O camaronês Samuel Eto'o deixou o Barcelona para jogar na Inter de Milão, como parte da transferência do sueco Zlatan Ibrahimovic do clube italiano para o clube catalão. Já na fase de grupos da UCL, esses dois jogadores reencontrarão seus antigos clubes. A briga pelo primeiro lugar promete ser acirrada. O Barça, atual campeão da Liga, manteve os seus melhores jogadores e formou um poderoso trio ofensivo formado por Ibrahimovic, Thierry Henry e Lionel Messi, eleito o melhor jogador da última UCL. Já os neroazzurri, além de substituir Ibra por Eto'o, trouxeram vários reforços, como o brasileiro Thiago Motta e o argentino Diego Milito, ambos vindos do Genoa, que levou da Inter o veterano Hernán Crespo. De resto, é o mesmo elenco do tetracampeonato nacional, com destaque também para o goleiro Júlio César, considerado o melhor do mundo na sua posição. Se Inter e Barcelona brigam em cima, Dinamo Kiev e Rubin Kazan brigam pelo terceiro lugar. O campeão ucraniano conta com alguns brasileiros no elenco, com destaque para os brasileiros Gérson Magrão e Guilherme, ambos ex-Cruzeiro. Já o campeão russo, que debuta na UCL, vem no embalo da liderança do atual Campeonato Russo (lembrando que, na Rússia, o campeonato é disputado de março a novembro, por causa da impossibilidade de se jogar futebol no rigoroso inverno local). O Rubin conta com os gols do argentino Alejandro Domínguez para surpreender, mas justamente por causa do desgaste maior da equipe russa, o Dinamo pode tirar proveito deste fato.

Palpites: 1º Barcelona; 2º Internazionale; 3º Dinamo Kiev; 4º Rubin Kazan

Grupo G: Sevilla (ESP), Rangers (ESC), Stuttgart (ALE) e Unirea Urziceni (ROM)

Muita gente achou este grupo o mais fraco da Liga, mas uma análise com mais atenção mostra que não é bem assim. O Sevilla é o cabeça-de-chave do grupo graças ao recente bicampeonato da Copa da UEFA, e conta com um dos melhores atacantes da atualidade, o brasileiro Luís Fabiano. Aliás, o ataque dos rojiblancos, que também tem o malinês Frédéric Kanouté, ainda se reforçou com Álvaro Negredo, que pertencia ao Real Madrid. Mantendo a base vitoriosa das últimas temporadas, o Sevilla é o favorito para o primeiro lugar do grupo. Rangers e Stuttgart devem disputar o segundo posto do grupo. Os campeões escoceses têm como principal reforço o jovem meia espanhol Aarón, emprestado pelo Valencia, e contam com a força da equipe jogando em seu estádio, o Ibrox Stadium, em Glasgow. Já o Stuttgart, terceiro colocado na última Bundesliga, se reforçaram com o meia bielorusso Aliaksandr Hleb, emprestado pelo Barcelona, e com o atacante russo Pavel Pogrebnyak, vindo do Zenit, da Rússia. Completando a chave, mais um debutante na UCL, o campeão romeno Unirea Urziceni. O "Chelsea" da Romênia (apelido dado pelo próprio treinador Dan Petrescu, pois, além de ambos os times jogarem de azul e terem escudos parecidos, ele jogou na equipe londrina) não deve conseguir muita coisa na competição, podendo apenas surpreender e ficar em terceiro lugar, mas a lanterna é o mais provável.

Palpites: 1º Sevilla; 2º Stuttgart; 3º Rangers; 4º Unirea Urziceni

Grupo H: Arsenal (ING), AZ (HOL), Olympiakos (GRE) e Standard Liège (BEL)

Já virou tradição: o Arsenal sempre pega grupos tranquilos na Liga dos Campeões. Desta vez, os Gunners são favoritos absolutos ao primeiro lugar da chave, e os outros três times devem se estapear pela segunda vaga nas oitavas. O Arsenal perdeu Kolo Touré e Emmanuel Adebayor, ambos para o Manchester City, mas, nos seus primeiros jogos da temporada, já mostrou que eles não farão muita falta para o time. A equipe londrina tem jogado um futebol envolvente, principalmente com o crescimento de jogadores como o brasileiro Denílson, o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva (que, felizmente, não foi muito afetado pela fratura na perna esquerda, em 2008, causada pela imprudência do zagueiro inglês Martin Taylor), e o russo Andrei Arshavin. Por isso, o grupo é parada fácil para o Arsenal. O campeão holandês AZ, que é outro estreante na fase de grupos da UCL, tem como principal jogador o atacante marroquino Mounir El Hamdaoui, artilheiro da última Eredivisie (o Campeonato Holandês). O Olympiakos tenta fazer a nível europeu, o mesmo que faz em seu país, onde faturou 12 dos últimos 13 campeonatos nacionais (o Panathinaikos venceu em 2003-2004). Conta em seu elenco com três brasileiros, o lateral-esquerdo Leonardo, ex-Portuguesa; o meia Dudu Cearense, ex-Vitória e CSKA Moscou; e o atacante Diogo, também ex-Portuguesa. E o campeão belga Standard Liège completa a lista dos estreantes na fase de grupos da UCL (são 8 debutantes, um recorde). Mas a equipe da Bélgica não tem nenhum grande destaque individual, contando com a força do grupo para surpreender as demais equipes do grupo.

Palpites: 1º Arsenal; 2º AZ; 3º Olympiakos; 4º Standard Liège

A primeira rodada da UEFA Champions League 2009-2010 acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. Ficamos por aqui hoje (já tá quase acabando a quinta...). Mas amanhã de manhã tem mais sorteio, desta vez da fase de grupos da Liga Europa, que é a sucessora da Copa da UEFA. O sorteio será às 7:45 da manhã, horário de Brasília.

Então, nos vemos amanhã com os grupos da Liga Europa. Hasta la vista!

Nenhum comentário: