Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Europa Voltando Aos Nacionais

Depois das Eliminatórias para a Copa de 2010, os campeonatos nacionais voltam na Europa, pegando fogo na reta final. É a primeira vez que os campeonatos nacionais de clubes aparecem no blog, portanto vamos ver como está a briga pelo título, por vagas nas competições europeias e para fugir da degola do rebaixamento nos principais certames do Velho Continente. Após os jogos do fim de semana, os comentários.

Inglaterra

A Premier League ainda está com a disputa em aberto. Faltando 8 rodadas para o término da competição (9 para Manchester United e Portsmouth), os Red Devils lideram com 65 pontos, um a mais que o vice-líder Liverpool. Porém, com o jogo a menos (sendo este jogo contra o Portsmouth em casa), o United pode ampliar a diferença para 4 pontos. O Chelsea vem em terceiro, com 61 pontos, e ainda está no páreo. Estes três times ocupam a zona de classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na quarta posição, que vale vaga na preliminar da Liga, está o Arsenal, que tem 55 pontos e dificilmente consegue o título. Na zona de classificação para a Liga Europa (novo nome da Copa da Uefa a partir da próxima temporada), estão Aston Villa (52 pontos), Everton (48) e Wigan (41), que é até agora a grande surpresa da competição. O Manchester City, de Robinho e Elano, é apenas o décimo colocado, com 38 pontos e deve apostar todas as suas fichas na Copa da Uefa, competição em que está nas quartas-de-final. Na zona de rebaixamento estão o tradicional Newcastle (29 pontos), Middlesbrough (27) e West Bromwich (24).

Espanha

Na terra dos campeões europeus, o Barcelona vai de vento em popa para faturar o caneco. Tem 69 pontos, a melhor defesa com 24 gols sofridos e o melhor ataque com 84 gols (uma incrível média de 3 gools por partida), graças ao trio mortal formado por Henry, Messi e Eto'o. Os catalães tem 6 pontos de vantagem para o segundo colocado Real Madrid, com 63 pontos. Os merengues, por sua vez, tem 9 pontos de vantagem sobre o terceiro, o Sevilla, completando a zona de classficação para a Liga dos Campeões. O Villarreal está na zona da preliminar da Liga com 48 pontos. Na zona da Liga Europa, temos Atlético de Madrid e Valencia, ambos com 43 pontos, e estão à frente de Deportivo La Coruña e Málaga apenas no saldo de gols. Na zona do sufoco, temos Osasuna (29 pontos), Numancia (26) e o Espanyol (22), que faz campanha frustrante. Faltam 10 rodadas para o fim do campeonato.

Itália

Na Terra da Bota, a Inter de Milão dá as cartas e parte para o tetra. Lidera o Calcio com 69 pontos ganhos, 7 a mais do que a vice-líder Juventus. A Velha Senhora, por sua vez, tem 7 pontos de vantagem para o Milan, de Kaká, Pato e Cia., completando a zona da LC (usarei esta sigla para não ter que repetir Liga dos Campeões; LE para Liga Europa). Na preliminar da LC, um surpreendente Genoa ocupa o quarto lugar, muito graças aos gols do argentino Diego Milito. Na zona da LE, temos a Fiorentina, com 49 pontos, e a Roma, com 46. Na área da degola, o tradicional Torino, com 24 pontos; Lecce, também com 24 pontos; e a Reggina, que tem 20 pontos. Faltam 9 rodadas para o término da competição.

Alemanha

Na Bundesliga, a disputa pega fogo. Um ponto separa o líder do quarto colocado. Em primeiro, o Hertha Berlim, com 49 pontos. Depois temos três equipes com 48 pontos, separadas no saldo de gols: Bayern de Munique (fechando a zona da LC), Wolfsburg (na preliminar da LC) e Hamburgo (na zona da LE). Na outra vaga da LE está o pequeno Hoffenheim, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar, mas caiu de produção pela falta de um elenco mais homogêneo, porém principalmente com a contusão do bósnio Ibišević, que sofreu uma grave contusão no joelho e perdeu o resto da temporada. No 16º lugar, que disputa com o terceiro colocado da segunda divisão a permanência na primeira, está o Borussia Mönchengladbach, com 22 pontos. E no rebaixamento direto estão Energie Cottbus, com 20 pontos, e o Karlsruher, com 17 pontos. Faltam 9 rodadas para o final da peleja.

França


Por enquanto, a história na Ligue 1 vai sendo a mesma das últimas 7 temporadas: o Lyon está na liderança com 56 pontos. Mas a equipe de Juninho Pernambucano vem dado sinais de desgaste, e várias equipes estão perto de conseguir acabar com a farra dos lioneses. Em segundo lugar vem o Olympique de Marselha com 55 pontos (fechando LC), e em terceiro o Bordeaux com 53 pontos (na preliminar da LC). E três equipes estão com 52 pontos, separadas pelo saldo: Toulouse (que ocupa a zona da LE), Lille e Paris Saint-Germain, que há algumas rodadas tinha a chance de assumir a liderança do campeonato, mas perdeu em casa para o Olympique de Marselha e agora vê a concorrência aumentar. Portanto, é o seguinte: o final pode ser aquele de sempre, mas pelo menos a disputa com certeza será emocionante. Na zona do desespero estão o tradicional Saint-Etienne, com 29 pontos ganhos, o Caen com 27 e o Le Havre, que tem só 18 pontos e não deve escapar da queda.

Em breve, voltamos com os resultados dos jogos nos momentos decisivos das competições. E espero amanhã poder finalmente falar dos Estaduais. Aos poucos, o espaço vai crescendo...

Nenhum comentário: