Páginas

domingo, 29 de março de 2009

Giro das Eliminatórias - Parte 2

América do Sul

Errei na previsão. O Uruguai, jogando em casa, despachou o líder Paraguai por 2 x 0, gols de Forlán e Lugano, ex-São Paulo, e provisoriamente assume a quarta colocação, com 16 pontos, entrando na zona de classificação para o Mundial. O Paraguai segue líder, com 23 pontos. Quem ultrapassou o Brasil para assumir a vice-liderança foi a Argentina, que não teve dificuldades contra a Venezuela: 4 x 0 na estreia de Maradona como técnico da seleção argentina em jogos oficiais. Completando a rodada de ontem, a Colômbia derrotou em casa a Bolívia por 2 x 0. Os colombianos foram a 14 pontos, na sexta colocação, enquanto que os bolivianos ficaram com 9, na penúltima posição. Hoje, dois jogos: a Seleção brasileira encara a altitude de Quito e a equipe do Equador (não necessariamente nesta mesma ordem...), e o Peru enfrenta o Chile em Lima.

América do Norte e América Central (CONCACAF)

O México se reabilitou da derrota na estreia da fase final contra os Estados Unidos. Jogando em casa, no Estadio Azteca, os mexicanos derrotaram a Costa Rica por 2 x 0, chegando à segunda colocação do hexagonal final com 3 pontos, rigorosamente empatados por enquanto com o s costarriquenhos. Já os ianques suaram para conseguir empatar com El Salvador, fora de casa, por 2 x 2, após estarem perdendo por 2 x 0. Os Estados Unidos lideram com 4 pontos, e El Salvador é o quarto, na zona de repescagem, com 2 pontos ganhos. Completando a rodada, Trinidad & Tobago e Honduras empataram em 1 x 1. Os trinitinos têm 2 pontos, e os hondurenhos têm só 1.

África

Grupo 1: O Gabão surpreendeu na abertura da fase final das Eliminatórias africanas. Fora de casa, venceu o Marrocos por 2 x 1. No outro jogo do grupo, a seleção de Togo derrotou em casa o selecionado de Camarões por 1 x 0, gol de Adebayor, que joga no Arsenal, da Inglaterra. Gabão e Togo têm 3 pontos, Marrocos e Camarões sem pontos.

Grupo 2: Ontem, a Tunísia estreou com vitória: 2 x 1 fora de casa sobre o Quênia. Hoje tem Moçambique x Nigéria.

Grupo 3: Ontem, Ruanda e Argélia ficaram no 0 x 0. Hoje tem o atual campeão africano Egito contra a seleção de Zâmbia. Os egípcios são os grandes favoritos à vaga para a Copa.

Grupo 4: Ontem, empate em 1 x 1 entre Sudão e Mali. O gol dos malinenses foi marcado por Kanouté. Esse é o problema de Mali: a dependência dos gols do atacante, que atua no Sevilla, da Espanha. Hoje tem Gana x Benin.

Grupo 5: Ontem, a seleção de Burkina Faso mostrou que pode surpreender e ir ao Mundial pela primeira vez. Jogando em casa, 4 x 2 sobre a seleção de Guiné. Hoje, o outro favorito para a classificação, a seleção de Costa do Marfim, recebe o Malawi. Não deve ter grandes problemas.

Ásia

Grupo A: O Japão assumiu a liderança provisória do grupo, ao derrotar em casa o Bahrein por 1 x 0, chegando aos 11 pontos. Os japoneses ultrapassaram a Austrália, que tem 10 pontos; porém, os australianos têm um jogo a menos. Na outra partida do grupo, o Uzbequistão goleou em casa o Qatar por 4 x 0. Uzbequistão, Bahrein e Qatar têm 4 pontos cada, e estão separados pel osaldo de gols (-1, -2 e -8, respectivamente).

Grupo B: Uma grande surpresa está pintando por aí: A Coreia do Norte (lembrando que Coreia não tem mais acento...) assumiu provisoriamente a liderança do grupo, ao vencer em casa os Emirados Árabes Unidos por 2 x 0, chegando aos 10 pontos. Eles ultrapassaram os seus "bons vizinhos" do sul, a Coreia do Sul, que tem 8 pontos (mas com um jogo a menos). No outro jogo do grupo, a Arábia Saudita venceu o Irã, fora de casa, por 2 x 1, assumindo a terceira colocação (na zona de repescagem), com 7 pontos. Os iranianos estão em quarto com 6 pontos, e os Emirados só têm um pontinho.

Ufa! Passamos por todos os continentes! Logo mais volto para falar da Seleção de Dunga. E, em outras oportunidades, falaremos dos Estaduais, que estão entrando nos momentos decisivos.

Nenhum comentário: