Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Giro das Eliminatórias - Quarta-feira

E lá vamos nós com os jogos do meio de semana das Eliminatórias:

América do Sul

A rodada do meio de semana foi a 12ª, portanto faltam apenas seis rodadas para o término do torneio. Já vimos Bolívia 6 x 1 Argentina e Brasil 3 x 0 Peru. Na terça, a Venezuela bateu a Colômbia em casa por 2 x 0, e ontem mais dois jogos completaram a rodada. E foram dois empates: 1 x 1 entre Equador e Paraguai e 0 x 0 entre Chile e Uruguai. A classificação resumida é esta:

1 - Paraguai - 24 pts.
2 - Brasil - 21
3 - Chile - 20
4 - Argentina - 19
5 - Uruguai - 17
6 - Colômbia - 14 (saldo -4)
7 - Equador - 14 (saldo -5)
8 - Venezuela - 13
9 - Bolívia - 12
10 - Peru - 7

Portanto, estariam diretamente classificados Paraguai, Brasil, Chile e Argentina. O Uruguai estaria hoje na repescagem contra o quarto colocado do hexagonal final da CONCACAF.

Europa

Grupo 1: Se a situação de Portugal já era difícil, agora ficou pior ainda. Ontem, Dinamarca e Hungria venceram seus jogos e ampliaram sua distância em relação aos portugueses. Os dinamarqueses passaram fácil pela Albânia por 3 x 0 (e Portugal não conseguiu vencer a Albânia...), e os húngaros repetiram a dose sobre a fraca Malta. Ambas as equipes têm 13 pontos, 7 a mais que Portugal, mas a Hungria tem 6 partidas disputadas, contra 5 dos outros dois. Portugal, Suécia e Albânia têm 6 pontos cada, e Malta continua só com 1 ponto, e já está matematicamente fora da disputa.

Grupo 2: Três jogos movimentaram o grupo. Os times da casa venceram todas: Letônia 2 x 0 Luxemburgo, Grécia 2 x 1 Israel e Suíça 2 x 0 Moldávia. A classificação está bem equilibrada. Grécia e Suíça têm 13 pontos cada, com os gregos levando vantagem no saldo de gols. A Letônia surpreende em terceiro com 10 pontos e pode aprontar uma. Israel tem 9 pontos, Luxemburgo tem 4 pontos e Moldávia continua com um pontinho.

Grupo 3: Pára tudo agora! Perder da Polônia não indica nada de bom. Perder de goleada para a Polônia já é algo sinistro. Mas perder de 10 x 0 é surreal! Foi o que a coitada da seleção de San Marino conseguiu levar dos poloneses. Um gol a cada 9 minutos de jogo. Resultados como este levam a uma questão: será que não seria melhor uma pré-Eliminatórias na Europa só com essas seleções fraquíssimas, mais ou menos como é na CONCACAF, África e Ásia? A Polônia, apesar da goleada (a maior da história da seleção polonesa), ainda está na terceira posição do grupo, com 10 pontos. Na liderança, a Irlanda do Norte, que venceu em casa a Eslovênia por 1 x 0. A Eslováquia é a vice-líder com 12 pontos, e ontem derrotou fora de casa sua antiga parte de país, a República Tcheca (formavam a Tchecoslováquia), por 2 x 1. Os tchecos estão numa situação difícil, em quarto com 8 pontos. A Eslovênia também tem 8 pontos, e San Marino... Seis jogos, seis derrotas, um gol marcado e 25 gols sofridos. Quer mais?

Grupo 4: Dois jogos ontem, com vitórias dos visitantes. A Alemanha se manteve na liderança do grupo, com 16 pontos, ao vencer País de Gales por 2 x 0 em Cardiff. Já a Rússia ocupa a vice-liderança com 12 pontos (mas com um jogo a menos em relação aos alemães), e ontem bateu Liechtenstein por um magrinho 1 x 0. A Finlândia vem em terceiro com 7 pontos, Gales tem 6 pontos, e Azerbaijão e Liechtenstein têm só 1 ponto cada.

Grupo 5: A Espanha está muito próxima do Mundial. Ontem, manteve os 100% de aproveitamento ao vencer de virada a Turquia por 2 x 1. A Fúria chegou aos 18 pontos em seis jogos, seis a mais do que a Bósnia-Herzegovina, que derrotou em casa a Bélgica por 2 x 1. No outro jogo do dia, Estônia 1 x 0 Armênia. Completando a classificação, temos a Turquia em terceiro com 8 pontos, Bélgica em quarto com 7, Estônia com 5 e Armênia com 1.

Grupo 6: A Inglaterra também manteve os 100% de aproveitamento. Em casa, 2 x 1 sobre a Ucrênia, e o English Team chegou aos 15 pontos em cinco jogos. Em segundo lugar no grupo, vem a Croácia, que bateu Andorra fora de casa por 2 x 0. Os croatas têm 10 pontos ganhos. No outro jogo do grupo, a Bielorrússia goleou o Cazaquistão fora de casa em 5 x 1. No resto da tabela, temos Ucrânia com 7 pontos, Bielorrússia com 6, Cazaquistão com 3 pontos e Andorra de mãos vazias, sem nenhum ponto ganho.

Grupo 7: Dois jogos ontem. Só mudou o mando de campo. A França mais uma vez venceu a Lituânia, mais uma vez por 1 x 0, mais uma vez com gol de Ribéry no segundo tempo. E os Bleus estão em segundo no grupo com 10 pontos. Na liderança, a Sérvia, que folgou nessa rodada, com 12 pontos. No outro jogo, Áustria 2 x 1 sobre a Romênia. Fechando a tabela, Lituânia tem 9 pontos, Áustria com 7, Romênia com 4 e Ilhas Faroe só com 1 ponto.

Grupo 8: A Itália, mesmo jogando em casa, não passou de um empate em 1 x 1 contra a Irlanda. A Azzurra lidera com 14 pontos, enquanto que os irlandeses vêm em segundo, com 12 pontos. Nos outros jogos, a Bulgária, após 4 empates em 4 jogos, venceu a primeira: 2 x 0 em casa sobre o Chipre; e Geórgia e Montenegro ficaram no 0 x 0 mesmo. Completando a classificação, Bulgária com 7 pontos, Chipre com 4 e Montenegro e Geórgia com 3 pontos cada.

Grupo 9: A Holanda é outra equipe com 100%, e está com um pé na Copa. Ontem, a vítima foi a Macedônia: 4 x 0 em Amsterdã. A Laranja chegou aos 15 pontos em cinco jogos. Na vice-liderança do grupo, está a Escócia, que venceu a Islândia em casa por 2 x 1. Os escoceses têm 7 pontos ganhos. Fechando a classificação, temos Islândia com 4 pontos, Macedônia com 3 (1 jogo a menos) e a Noruega com apenas 2 pontos (porém com 2 jogos a menos).

Esse post foi bem longo. Mais tarde volto com a segunda parte do giro das Eliminatórias, para ver como andam as coisas na CONCACAF e na Ásia. Até lá!

Nenhum comentário: