Páginas

domingo, 5 de abril de 2009

Estaduais Nos Finalmentes

E, finalmente, os Estaduais entram na minha pauta mais ou menos imaginária (rsrsrs). A maioria dos certames estão entrando nos momentos decisivos, então sem mais delongas vamos ver como é que está a situação:

Rio de Janeiro

Começo com o Carioca, não tendo nada contra os outros campeonatos, é só uma questão de preferência (sou do Rio). Hoje foram definidas as semifinais da Taça Rio, que é o segundo turno do campeonato (o primeiro, a Taça Guanabara, foi vencido pelo Botafogo). O Vasco terminou a primeira fase da Taça Rio com 100% de aproveitamento, goleando o Bangu por 4 x 0. A equipe cruzmaltina ficou em primeiro no grupo C, e vai enfrentar o Botafogo, que ficou em segundo no grupo D. O Fogo goleou o Resende também por 4 x 0. A outra semi teve uma "preliminar" hoje. Flamengo e Fluminense empataram em 1 x 1, sendo que o Rubro-Negro conseguiu o gol de empate aos 48 do segundo tempo. O Flamengo ficou em primeiro no grupo D, e o Tricolor em segundo no C. Macaé e Bangu conseguiram vaga na nova Série D do Campeonato Brasileiro por terem as melhores campanhas somando-se os dois turnos (nessa conta, obviamente não entram Fla, Flu e Bota, da Série A; e Vasco e Duque de Caxias, da Série B). Quanto ao rebaixamento, o Mesquita já estava rebaixado antes da rodada; já o outro que cai ainda será definido. Volta Redonda e Cabofriense empataram em pontos em antepenúltimo e penúltimo lugares, respectivamente, e farão um playoff em dois jogos valendo a permanência na elite do futebol do Rio de Janeiro.

São Paulo

Sem grandes surpresas no Paulistão: os quatro grandes avançaram às semifinais do campeonato. Mas a última vaga foi decidida de forma dramática: a Portuguesa venceu em casa o Santo André por 2 x 1, e bastava que o Santos não vencesse a Ponte Preta em Campinas. O Santos perdia por 2 x 1 até os 37 da segunda etapa, quando a estrela de Kléber Pereira brilhou: empatou aos 37 e o fez de pênalti o gol da virada e da classificação do Peixe. Santos e Portuguesa ficaram com 37 pontos, mas os santistas levaram a melhor no desempate por saldo de gols. O Peixe enfrenta o Palmeiras, que terminou a primeira fase em primeiro lugar. O Alviverde venceu de virada o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 x 1 e chegou aos 44 pontos. O São Paulo ficou em segundo lugar, e hoje a equipe empatou com o São Caetano por 2 x 1. O Tricolor paulista enfrenta na semi o Corinthians, que empatou com o Mirassol também por 2 x 2, ficando assim em terceiro lugar. No rebaixamento, destaque para o Guarani, que, apesar de disputar a Série B neste ano, mais uma vez cai para a segunda divisão paulista. A equipe terminou em penúltimo lugar. Os outros rebaixados foram Guaratinguetá, Marília (que disputam a Série C do Brasileiro este ano), e Noroeste de Bauru.

Minas Gerais

Duas equipes garantiram vaga nas semifinais do Mineiro. O Rio Branco, jogando em casa, venceu o América por 3 x 0 (a partida de ida foi 0 x 0), e enfrenta na semi o vencedor de Atlético e Uberaba (primeira partida 1 x 0 para o Galo). Já o Cruzeiro, que tinha vencido o Tupi no Mineirão por 1 x 0, foi à Juiz de Fora e atropelou por 7 x 2. A Raposa vai encarar na semi o vencedor de Democrata-GV e Ituiutaba (partida de ida 1 x 0 para os últimos). Só para lembrar, os dois rebaixados foram Social e Guarani.

Rio Grande do Sul

O Internacional deu mais um passo para faturar o título do Gaúcho sem a necessidade da decisão. Campeão do primeiro turno, o Colorado venceu o clássico contra o Grêmio por 2 x 1, despachou o rival da disputa do título e está nas semifinais do segundo turno. A outra equipe que garantiu presença na semi foi o Juventude, que derrotou fora de casa o Santa Cruz, também por 2 x 1. As outras duas partidas das quartas-de-final ocorrem amanhã: Veranópolis x Caxias e Ulbra x Inter-SM (eu vou chamar a Ulbra de Ulbra mesmo, e não de Canoas como alguns veículos de comunicação fazem, pelo fato do nome do time ser uma universidade).

Bem, falei de alguns dos vários Estaduais que estão acontecendo. Infelizmente, por falta de tempo e de espaço também (o formato de blog tem suas limitações), não comento sobre os outros campeonatos, mas espero que em breve isso aconteça. Quem visitar o blog, deixe um comentário para que este trabalho de um fã, e sem ganhar grana por isso, possa ficar com qualidade.

Nenhum comentário: